segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Crescimento



Crescer é um verbo de difícil aplicação, que varia de acordo com a faixa etária e a realidade vivida. Além disso, o ser humano não é nada mais do que pensa que é, o que determina que o crescimento seja relativo. Deve haver alguma hora para uma reflexão a respeito disso.

Durante alguns anos, estive tentando em formalizar a minha definição. Foi bem mais difícil do que inicialmente pensei, mas cheguei a perceber que estava tentando elucidar tudo de maneira equivocada. Constatei que o crescimento não é um processo natural, feito por meio de osmose, mas uma conquista que se consegue de forma inesperada.

Não, eu não tive êxito na formação de um conceito por intermédio de algumas reflexões, nem obtive sucesso quando persisti em passar madrugadas pensando nisso. Minha definição foi elaborada por meio das coisas que eu vi, vivi, aprendi e criei. A maior fonte de aprendizado que tive foram as sucessivas derrotas sofridas, depois de inúmeros esforços.

Foram necessários longos meses para eu admitir que não controlo os acontecimentos. As horas mais duras são as que tenho o poder de escolher, e os momentos em que fico mais calado são os que eu mais preciso delas.

Não penso em fazer projetos, pois no meu universo eles não existem. Os planos que engenheiros e arquitetos executam não são compatíveis ao meu mundo. Os absurdos acontecem sem precedentes e não dão direito a análises. Exatamente assim, aprendi a crescer. Se sei lidar com o as paredes que me cercam, posso dizer que cresci tudo o que sou capaz e que absorvi muitas ideias para manifestar-me.

Zeca Lemos



Nenhum comentário:

Postar um comentário