quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Não existe



O passado constrói o remorso, a mágoa, o arrependimento e os risos. Isso tudo se encaixa num enigma. Quase como arte, ele se traduz em mostrar e lembrar o que fica de momentos.

O pensamento é uma equação que transcende a complexidade de qualquer ciência. Resulta de impressões que não captam a realidade, somente abstrações. Fiquei a minha vida inteira imaginando que dava para concretizar o abstrato. Achei que minhas visões poderiam ser apresentadas aos outros como aceitáveis, mas em vão. Sempre insistiram em me ensinar que eu podia ser feliz e que existiria alguma maneira de ser simples, mas isso nunca aconteceu.

A "felicidade" que os homens da TV propagam não existe, é ilusória. Achar que se entende algo também é uma reflexão falsa. Não importa o quanto se estude e se aprofunde, nunca se compreendem as coisas, porque elas sempre se ramificam em interpretações. Compreensão é apenas um termo que denota um conceito idealizado. Todas as pessoas têm seus demônios, suas visões e suas viagens. Sendo assim, o entendimento é sempre múltiplo.

É tudo uma questão de sofrer e fazer o errado sem ficar descrente, porque é apenas nisso que a prática do viver se baseia. Erro todos os dias, mas nunca me canso de tentar fazer o certo. Não levo expectativa alguma de acertar, mas de tentar. O sentimento humano é feito de memórias que são formadas a partir do que se recorda, não do que acontece. Tudo acaba apenas numa constituição de lembranças, pois o que é pensado nunca é igual ao que é vivido.

Zeca Lemos