terça-feira, 26 de abril de 2016

O que é poesia?

Quando era colegial, estudei um pouco sobre poesia e achei interessante. Durante alguns anos, pensei que qualquer arranjo de versos rimados pudesse ser chamado de poesia. À medida que fui crescendo, os livros, as músicas e as experiências mudaram minha visão. Assistindo a alguns acontecimentos descobri o verdadeiro significado de poesia.

Comecei a viver poesia quando descobri minha paixão pelo rádio. Eu adorava escutar os noticiários e as informações sem saber da aparência física de quem falava. A experiência de ouvir possuía uma magia que a televisão nunca tinha me trazido. Era incrível, os locutores falavam e eu começa a tentar concretizar as imagens de como as notícias seriam se aquilo fosse uma reportagem feita por mim.

Anos depois, percebi que no meu cotidiano havia poesia. Depois que comecei a me fascinar com as coincidências que aconteciam comigo, percebi o quão extraordinária minha vida era. O sentimento vem do acaso e a poesia vem do sentimento. Então, os fatos mais simples constituem as poesias mais misteriosas. Pude senti isso quando conversei com um amigo depois de 10 anos sem vê-lo. Eu sabia que aquilo não era normal, parecia que o universo estava pedindo para eu me emocionar.

Ano passado, minha alma escreveu uma poesia que perfurou meu coração até eu admitir que conhecia o poético. Depois de 4 anos, consegui confessar meu sentimento e desejo de amar à garota que havia estado nos meus pensamentos em boa parte das minhas noites. Aquela declaração me fez ver, por meio das lágrimas, que minha vida era uma poesia constantemente escrita e reinventada todos os dias.

E era assim, eu não tinha como fugir. A poesia estava em tudo: na recordação do dia em que ri até cair, na beleza do meu sentimento pelo meu primeiro amor, na emoção da oportunidade que choveu granizo, no choro derramado na tarde mais cinzenta e na imaginação fantástica que eu teria até o momento em que parasse de viver.

Zeca Lemos