quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O lucro na vida


Durante a vida estudantil, todos sempre deparam com aquele conteúdo mais difícil ou desinteressante que pode vir a prejudicar os estudos no decorrer do ano letivo.

Em meio a isso, um garoto nutria esse sentimento por algumas matérias, principalmente alguns assuntos de ciências exatas. Era muito comum irritar-se com questões técnicas e fórmulas inúteis para a vida dele.

É exagero dizer que o que ele sentia era ódio, pois tinha consciência de que tudo aquilo era efêmero e casual na sua vida; mas que aquilo era a causa da melancolia diária dele, isso ninguém podia negar.

Apesar disso, era muito audaz naquilo; quando tinha dificuldade, focava no assunto e lutava fervorosamente. Era como se tudo o que ele não sabia correspondesse ao que fosse estritamente necessário, e o que era fácil fosse de valor quase nulo.

Entretanto, em meio a esse sentimento complexo, havia uma exceção minuciosa, mas muito fascinante; em alguns problemas de matemática, nos assuntos de cálculo de finanças e de funções, tinha uma fórmula que o impressionava.

Lucro é igual à receita menos despesa. Tal sentença não desaparecia da mente dele, tamanha era a dimensão dessa assertiva que o levava a passar tardes refletindo. Era muito mais que uma ordem sistemática para ele, fazia parte de sua vida pessoal.

Pensando melhor, constatou que aquilo se aplicava a quase tudo na vida. Qualquer situação em que se envolvesse, seja qual fosse o meio, sempre terminava esquematizada por meio desse saldo. No fim de tudo, o lucro é o quanto inicialmente tinha subtraído de quanto gastou. Isso pode parecer sem sentido, mas é de uma profundidade imensa.

Quando o valor é menor que o custo, o resultado dá um número negativo, ou seja, o indivíduo sai perdendo na transação, e esse balanço mal feito sai muito caro, podendo acarretar consequências cruéis.

Com base nessas seguidas reflexões, o mundo se resume a uma sociedade capitalista meritocrática, na qual capitais financeiros constituem base para tudo, até de questões humanas. Estudos como esse provam que qualquer fato da vida tem sua simbologia.



Zeca Lemos





Nenhum comentário:

Postar um comentário